1 x de R$1.790,00 sem juros | Total R$1.790,00 | |
2 x de R$985,48 | Total R$1.970,97 | |
3 x de R$666,54 | Total R$1.999,61 | |
4 x de R$504,96 | Total R$2.019,84 | |
5 x de R$407,87 | Total R$2.039,35 | |
6 x de R$341,65 | Total R$2.049,91 | |
7 x de R$293,41 | Total R$2.053,85 | |
8 x de R$259,15 | Total R$2.073,18 | |
9 x de R$231,79 | Total R$2.086,07 | |
10 x de R$209,36 | Total R$2.093,58 | |
11 x de R$192,03 | Total R$2.112,38 | |
12 x de R$176,60 | Total R$2.119,18 |
Verdadeiro herói popular na América Latina e o artista mais importante do México — juntamente com sua esposa, a pintora Frida Kahlo —, Diego Rivera (1886-1957) levou uma vida apaixonada pela arte e pelo comunismo. Após passar a década de 1910 na Europa, onde se cercou de outros artistas e abraçou o movimento cubista, retornou ao México e começou a pintar os murais de grande porte pelos quais é mais famoso. Em seus murais, abordou questões sociais e políticas relacionadas à classe trabalhadora, o que lhe rendeu status profético entre os camponeses mexicanos. Foi convidado a criar obras no exterior, principalmente nos Estados Unidos, onde gerou polêmica ao representar Lênin em seu mural para o Rockefeller Center, em Nova York (o mural foi destruído antes de ser concluído). A obra mais notável de Rivera é "Detroit Industry", de 1932, um conjunto de 27 afrescos no Instituto de Arte de Detroit, em Michigan. Este volume apresenta inúmeros detalhes em grande escala dos murais, permitindo um exame mais detalhado de seus vários componentes e sutilezas. Além dos murais, há uma vasta seleção de pinturas, fotos antigas, documentos e desenhos de coleções públicas e privadas de todo o mundo, muitos dos quais tinham paradeiro desconhecido até então pelos estudiosos e cuja inclusão aqui se deve à pesquisa mais intensa realizada sobre a obra de Rivera desde sua morte. Os textos incluem uma biografia ilustrada e ensaios de renomados historiadores da arte que oferecem interpretações de cada mural. Não se poderia desejar um estudo mais abrangente da obra de Rivera; finalmente, sua obra é objeto da retrospectiva abrangente que merece.